Notícias - Destaques

Sindicato negocia suspensão de contrato com Toyota, e garante melhores condições aos trabalhadores

Conforme indicado pela direção do Sindicato, os trabalhadores na Toyota participaram da enquete e votaram pela suspensão de contrato de trabalho por 2 meses, com garantia de salário maior do que apresentado pela MP 936 do governo Bolsonaro e estabilidade de emprego de 60 dias após o término da suspensão (ou seja, dois meses de suspensão mais dois meses de estabilidade).

Atualizado na terça-feira (14) às 15h50:

SINDICATO JÁ DISSE NÃO PARA MEDIDA PROVISÓRIA DO GOVERNO BOLSONARO QUE DETONA COM OS SALÁRIOS 

 A TOYOTA APRESENTOU PROPOSTA DE SUSPENSÃO DE CONTRATO DE TRABALHO POR 2 MESES. APÓS REIVINDICAÇÃO DO SINDICATO, APRESENTOU NOVA PROPOSTA SOBRE OS SALÁRIOS

OUÇA O VÍDEO, LEIA O TEXTO E VOTE NA ENQUETE (CLIQUE AQUI) 

 

Companheiros/as

Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, o Sindicato imediatamente entrou em contato com as empresas reivindicando a licença remunerada, os patrões não aceitaram, mas para preservar a saúde e vida dos trabalhadores, o Sindicato concordou com a antecipação das férias coletivas.

Agora as empresas querem se aproveitar desse momento grave que vivemos no mundo, para manter sua lucratividade e usam da Medida Provisória (MP) 936 feita pelo governo Bolsonaro para isso. A MP reduz os salários dos trabalhadores em 25%, 50% e 70%, além de suspender os contratos de trabalho, sem o pagamento de salários, nesse período, o trabalhador só recebe o valor parcial que tem direito no seguro-desemprego.

Além da MP, o governo abriu mais créditos para as empresas e isenção de impostos, ou seja, para os trabalhadores redução de salários e nenhuma garantia de emprego, para os patrões mais dinheiro público.

O Sindicato já disse que não vai assinar nenhum acordo que seja a aceitação do que está na MP 936 e tem pressionado as empresas para garantir os salários e os empregos dos trabalhadores.

Na negociação com a Toyota, em que a direção da empresa apresentou uma proposta de suspensão dos contratos de trabalho, logo após a publicação da Medida Provisória.

O Sindicato apresentou contraproposta de proteção do salário base dos trabalhadores e também estabilidade no emprego, maior do que diz a MP.

A empresa se recusou a garantir estabilidade por período maior, portanto se houver a suspensão dos contratos de trabalho, o período de garantia de emprego é de 60 dias após o término da suspensão. Ou seja, dois meses de suspensão mais dois meses de estabilidade. E apresentou a seguinte proposta para os salários (verifique a tabela):

Essa proposta foi apresentada depois da contraproposta feita pelo Sindicato. A proposta não garante o pagamento integral dos salários, mas diminui a perda salarial que está na Medida Provisória do governo, que além de liberar a redução dos salários de 25 a 70%, só garante um percentual do seguro-desemprego que já é muito pequeno durante esse período.

Essa proposta será avaliada pelos trabalhadores por votação eletrônica organizada pelo Sindicato. Identifique-se, responda as duas perguntas e envie. por causa das determinações dos órgãos de vigilância de evitar aglomerações nesse período mais grave da pandemia.

O Sindicato segue firme na defesa dos direitos dos trabalhadores, não vamos aceitar a imposição dos patrões e dos governos que querem acabar com a fonte de sustento dos trabalhadores.

E depois da pandemia, vamos em cada loca de trabalho fortalecer a luta que vai ser muito mais intensa contra os ataques dos patrões e do governo que vão avançar ainda mais contra os empregos, os salários e os direitos.

OUÇA O VÍDEO, LEIA O TEXTO E VOTE NA ENQUETE (CLIQUE AQUI) 

TRABALHADORES NA EMPRESA
TOYOTA DO BRASIL LTDA

Jornal da Categoria