Notícias

NO TEXAS MAIS UM MASSACRE PROVOCADO PELA XENOFOBIA E RACISMO ESTIMULADOS PELO GOVERNO TRUMP

Via Intersindical

Mais um massacre aconteceu no EUA, estimulado pelo discurso de ódio do governo Donald Trump contra imigrantes. El Paso, no estado do Texas, faz fronteira com o México e tem uma grande concentração de hispânicos e descendentes de imigrantes; foi nessa cidade que, no último dia 03 de agosto, dezenas de pessoas foram assassinadas dentro do hipermercado Walmart. O jovem de 21 anos acusado pelo massacre, dias antes tinha publicado um manifesto combatendo a imigração.

Enquanto esse jovem branco que se alimentou do discurso de ódio de Trump e por conta da liberação escancarada do uso de armas nos EUA não teve dificuldade nenhuma para adquirir o armamento que matou dezenas de pessoas, crianças imigrantes estão trancafiadas em jaulas, seus pais e mães ou estão presos ou foram impedidos de entrar no país.

Num país em que imigrantes são tratados como seres inferiores e inimigos pelo presidente da República, num país em que ser negro é ser alvo da repressão estatal que define o ser humano a partir de sua cor, a liberação das armas é responsável pelas matanças em que os sucessivos governos mais do que cúmplices, são coniventes.

É isso que o governo Bolsonaro quer fazer no Brasil: sua proposta de liberação de armas em nada tem a ver com combate à violência e ao crime; sua proposta, a exemplo do governo Trump nos EUA, estimula a violência e a matança contra mulheres, negros, homossexuais, contra os pobres.

A postura servil de Bolsonaro ao governo Trump, mais do que as boçalidades de indicar o próprio filho para embaixada do Brasil nos EUA, mostra que o projeto desse governo é intensificar a repressão estatal contra os que lutam por dignidade, contra os que lutam contra as desigualdades produzidas por essa sociedade de classes.

Jornal da Categoria