Notícias

John Deere Hitachi impede trabalhadores de participarem de assembleia

Os trabalhadores na John Deere Hitachi, em Indaiatuba, foram impedidos pela Guarda Municipal de saírem dos ônibus fretados nesta sexta-feira (23).

Na tentativa de impedir Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região de conversar com os trabalhadores sobre o andamento das negociações da Campanha Salarial, a Deere-Hitachi acionou a Guarda Municipal mesmo sabendo que essa não é uma competência da GM. Desde quarta (21), trabalhadores na John Deere-Hitachi paralisaram a produção.

 

Negociações

Trabalhadores na John Deere e na Sew também se mobilizaram contra as empresas que tentam impedir que a categoria discuta com o Sindicato. Os trabalhadores encerraram as atividades no período da noite nesta semana.

As empresas e o sindicato patronal se recusam a negociar com o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, e querem retirar a direitos da Convenção Coletiva, como acabar com o piso salarial, reduzir adicional noturno, diminuir auxílio creche, retirar o plano de cargo de salários, retirar o direito à ausência justificada, a estabilidade até aposentadoria para adoecidos pelo trabalho, com sequelas permanentes.

Campanha Salarial 2018

Vários sindicatos patronais fecharam acordo o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região. Algumas empresas do grupo 2, como Samsung, Dell e Lenovo, no setor de eletroeletrônicos, e Gevisa e Yanmar, no setor de máquinas, fecharam acordos individuais, mantendo todos os direitos previstos nas Convenções Coletivas de Trabalho.

No momento, ainda estão em negociação os setores de Fundição, Siamfesp e Siniem.

Fica claro, portanto, que os patrões do G-2 não querem assinar acordo porque querem retirarem direitos da Convenção Coletivo, mas não vamos ceder. O Sindicato dos Metalúrgicos encerrou as negociações com o sindicato patronal, mas nós continuaremos nos mobilizando por fábrica junto aos trabalhadores para lutar pela manutenção da Convenção Coletiva e por todos os seus direitos.

Jornal da Categoria