Notícias

28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças relacionados ao Trabalho

A cada quatro horas e meia, morre um trabalhador vítima de acidente de trabalho

Desde o começo de 2017 até o dia 5 de março de 2018, foram registradas 675.025 CATs (Comunicação por Acidente de Trabalho) e 2.351 mortes foram notificadas pelos órgãos públicos, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo MPT e OIT.

O Brasil é quarto país com mais acidentes relacionados ao trabalho no mundo e nos últimos 5 anos registrou cerca de 3,9 milhões de CATs, uma média de 646.626 por ano.

Mas cabe lembrar que muitos acidentes não são notificados, contrariando a legislação e camuflando a cruel realidade das péssimas condições de trabalho. Estima-se que, de cada 4 acidentes, apenas 1 seja notificado.

Como aconteceu em janeiro com o companheiro na Coppesteel, que na hora extra operava sozinho duas máquinas quando foi puxado e enrolado numa bobina, morrendo no local, os trabalhadores em linhas de produção, ou seja, os que têm contato direto com máquinas e equipamentos, por estarem mais expostos aos riscos, acidentes e ferimentos graves, continuam sendo as maiores vítimas.

28 de abril
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Jornal da Categoria