Notícias

8 de Março – Dia Internacional de Luta das Mulheres

É na luta que garantimos direitos, é na luta que vamos garantir nenhum direitos a menos e avançar

A opressão contra às mulheres, aumenta ainda mais a exploração contra a classe trabalhadora que é formada por mulheres e homens que quanto mais trabalham e adoecem, mais lucros geram para os capitalistas.

Para os capitalistas somos mais uma mercadoria, mas não qualquer mercadoria, pois nosso trabalho é fonte de lucro, ou seja, quanto mais adoecemos trabalhando, mais lucros produzimos para os patrões.

E nós mulheres trabalhadoras sofremos ainda mais. Saindo da fábrica, nos espera o serviço da casa e a responsabilidade como se fosse só nossa, do cuidado dos filhos.

Por isso a luta não é de trabalhadoras contra trabalhadores, a luta é contra esse sistema de opressão e exploração que tenta impor como desigual, o fato de sermos diferentes.

Fazemos parte de uma mesma classe, somos homens e mulheres trabalhadores, que sofrem com o arrocho salarial e o desrespeito aos direitos.

E dentro de nossa classe, as mulheres além da exploração, sofrem com todas as formas de opressão que se mostram na violência escancarada, nas marcas dos corpos, nos assassinatos, mas também na violência dos xingamentos e da humilhação.

Para enfrentar isso, é preciso seguir lutando. Gerações que vieram antes de nós lutaram para que tivéssemos os direitos que hoje estão ameaçados. Para garantir que nenhum direito seja retirado e para que avancemos rumo a novas conquistas, é preciso seguir fortalecendo a luta por uma outra e nova sociedade, onde ser diferente, não signifique ser desigual. Uma sociedade socialista.

PROGRAMAÇÃO: 

11/3 – Sábado

14h – Debate na Sede Central

– A mulher no mundo do trabalho
Palestrante: Profª Angela Araújo – Unicamp

– As reformas e suas consequências para as trabalhadoras
Palestrante: Ana Paula Rosa de Simone – Coordenação da Intersindical

12/3 – Domingo

14h – Atividade cultural no Clube de Campo

– Show com Ilcéi Mirian – acompanhada pelo grupo Bambas da MPB

Transporte: haverá ônibus saindo das 9h às 12h30, do Largo do Pará, em Campinas e retornando do Clube de Campo a partir das 17h.

Para outras localidades, entrar em contato com as sedes regionais do Sindicato.

Jornal da Categoria