Notícias

Operação Hipócritas: TRT, MPT e Sindicato dos Metalúrgicos organizam seminário

Na sexta-feira (11), foi realizado o Seminário A perícia na Justiça do Trabalho, proposto pelo nosso Sindicato, juntamente com o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região, de Campinas.

Presentes estavam os representantes do TRT, a Escola Judicial, (Ejud), Ministério Público do Trabalho, OAB, Ministério do Trabalho, o Sindicato, além de palestrantes de outras entidades que debateram o tema e encaminharam sugestões para aumentar os mecanismos de controle e formação profissional dos peritos, entre outros.

O Seminário foi proposto face à maior investigação já realizada no país sobre cooptação de médicos judiciais que ao fraudar laudos médicos beneficiavam grandes empresas em detrimento a vida de vários trabalhadores em Campinas e região.

Os crimes investigados são praticados pelo menos desde 2010 por importantes empresas, inclusive montadoras. Apenas um dos médicos envolvidos é acusado de fraudar mais de 100 perícias.

Em julho, conforme publicado na versão on-line do jornal O Liberal, de Americana, o MPF denunciou alguns médicos: Sérgio Nestrovsky, que foi preso em Tremembé, e que seria o médico com mais perícias realizadas em processos da Honda. Em 27 delas, 26 foram favoráveis à montadora. E, Francisco Cláudio Barbudo, que é dono de uma empresa de medicina do trabalho em Americana e que teria feito nove perícias na Honda, das quais apenas uma foi favorável ao trabalhador.

A Justiça determinou ainda, segundo o referido jornal, que os quatro réus – Francisco Cláudio Barbudo, Jean Alessandre Tonelli da Conceição, Antonio José da Rocha Marchi e Ivan Calil Cecchi Moysés – estão proibidos de realizar qualquer atividade relacionada a perícias judiciais.

Ministério Público e Polícia Federal seguem com as investigações em segredo de Justiça.

Links:

Seminário promovido pela Escola Judicial do TRT-15 aprofunda o debate sobre a perícia na Justica do Trabalho

Seminário sobre perícia une auditor fiscal e médico do trabalho apontando cenário preocupante para trabalhadores

Jornal da Categoria