Notícias

Operação Hipócritas: médicos são denunciados por fraudes em perícias

Na última semana, o Ministério Público Federal denunciou cinco médicos: Sérgio Nestrovsky, Francisco Cláudio Barbudo, Jean Alessandre Tonelli da Conceição, com clínicas em Americana; Antonio José da Rocha Marchi, de Guarulhos; e Ivan Calil Cecchi Moyses, de Campinas.
Segundo a versão on-line do jornal O Liberal, de Americana, a Justiça aceitou denuncia contra dois médicos: Sérgio Nestrovsky, que segue preso em Tremembé, que seria o médico com mais perícias realizadas em processos da Honda. Em 27 delas, 26 foram favoráveis à montadora. E, Francisco Cláudio Barbudo, que é dono de uma empresa de medicina do trabalho em Americana e que teria feito nove perícias na Honda, das quais apenas uma foi favorável ao trabalhador.
A Justiça determinou ainda que os quatro réus – Francisco, Jean, Marchi e Moyses – estão proibidos de realizar qualquer atividade relacionada a perícias judiciais.

Sindicato propõe seminário para debater o tema
No dia 5, o Sindicato participou de uma reunião com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Campinas, e apresentou um documento com contribuições para o aprimoramento da realização de perícias.
Devido à relevância do tema denunciado pelo Sindicato, e que deu origem à maior investigação já realizada no país sobre a cooptação de médios judiciais por médicos do trabalho que ao fraudar laudos médicos beneficiavam grandes empresas em detrimento da vida de vários trabalhadores em Campinas e região, propusemos a realização de um seminário construído pelo Sindicato, TRT e MPT.

Jornal da Categoria