Notícias

Nota de falecimento

Faleceu em 04/05, o camarada Waldemar Rossi, nascido em Sertãozinho, em 17/08/1933.

Na década de 60, já na cidade de São Paulo trabalhava no setor industrial e coordenou a JOC (Juventude Operária Católica), foi militante sindical e dirigente da P.O. (Pastoral Operária), lutador da classe trabalhadora enfrentou a ditadura militar e seus pelegos interventores que estavam no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Entre os anos 60 e 70, organizou e participou de chapas de oposição em disputa eleitoral da categoria, sempre sendo derrotado pelo aparato do Estado, que a qualquer custo mantinha os pelegos na direção, mesmo contra a vontade dos trabalhadores.

Esteve sempre presente com os metalúrgicos de Campinas na organização da Oposição ao também pelego e interventor do regime militar, no mesmo período que atuava na capital.

Depois da vitória da Oposição em nossa região, em 1984, quando o Sindicato voltou para as mãos dos trabalhadores continuou junto a nossa categoria, sejam nas lutas gerais, congressos, debates ou plenárias, inclusive nas realizadas com a militância nos finais de ano ajudando na análise de conjuntura e nos preparando para os desafios.

Pela sua concepção e atuação militante na luta pela libertação da classe operária foi preso e torturado pelo regime militar, mas isso não o fez recuar.

Participou ativamente da construção do PT e da CUT, duas importantes organizações que surgiram no início da década de 80, cujo principal objetivo tanto no campo político partidário e no campo sindical, era a defesa dos direitos e dos interesses dos trabalhadores, organizações estas que em um período não muito longo após a fundação apontaram e efetivaram mudanças de rumo, fazendo com que vários dirigentes e militantes se desligassem, entre eles, o Waldemar.

Para muito além da perda e do sentimento de dor com o seu falecimento, que fique entre nós o sentimento de vitória pela trajetória, pela história, pela vida deste lutador e camarada e que, as verdadeiras organizações da classe trabalhadora, suas direções, seus militantes e a própria classe seja capaz de produzir outros Waldemar Rossi.

Firme!
Waldemar Rossi, presente!

Jornal da Categoria