Notícias

28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

Em defesa da saúde e da segurança do trabalhador

No Brasil, morre 1 trabalhador a cada 1 hora em acidentes de trabalho. Esta atrocidade é decorrente do processo produtivo capitalista: quanto mais exploração da força de trabalho, mais lucro.
Não é possível que o trabalhador saia de casa com saúde e retorne do trabalho acidentado ou doente, ou pior, que não volte para casa. E, que patrões e governos não sejam responsabilizados por isso.
Não podemos aceitar que trabalho seja sinônimo de sofrimento, adoecimento e morte. Ocorre que, uma vez acidentado ou adoecido, o trabalhador enfrenta as mazelas na empresa para abrir a CAT e depois, aquelas junto à Previdência.
Para resistir a mais esse ataque contra a nossa classe, precisamos entender que os empresários só conseguem explorar, acumular e ainda se manter livres das responsabilidades porque contam com a ampla ajuda do Estado.
Por isso, nosso Sindicato, junto com os trabalhadores, permanece em constante processo de mobilização nas fábricas, nas ruas, e também através de meios judiciais.
Durante a semana do dia 28 de abril, o Sindicato vai realizar assembléias nos locais de trabalho para alertar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância da continuidade e da intensificação da nossa luta em defesa da saúde e segurança do trabalhador.

Jornal da Categoria