Notícias

Domingo, dia 20 às 9h30, tem Assembleia Geral

Domingo, dia 20 às 9h30, tem Assembleia Geral

Rua Dr. Quirino, 560, Centro Campinas

 

 

Durante esta semana nosso Sindicato terá reuniões de negociações com todos os grupos patronais. Até sexta-feira, além das cláusulas sociais das Convenções Coletivas, os patrões terão que ter feito também a proposta de reajuste salarial, que discutiremos na assembleia de domingo.
É hora de todos os trabalhadores estarem presentes, pois só com muita mobilização quebraremos a intransigência dos patrões, que junto com o governo, querem reduzir salários e direitos para que sejamos nós, a pagar as contas da atual situação do país.

Por que as contas do governo não fecham?
Nós trabalhadores sofremos desconto do imposto de renda direto em nossos salários e também pagamos impostos sobre tudo o que consumimos: arroz, feijão, remédios, material escolar, etc. Quem mais deve e deveria pagar, porém não paga, são os patrões, responsáveis por uma grande parte no grande rombo dos cofres públicos.
Há mais de 20 anos, durante o governo FHC, foi criada uma lei de isenção sobre a distribuição de lucros e dividendos, isenção inclusive que só existe no Brasil e na Estônia.
Duzentos bilhões de reais é a fortuna que 71 mil brasileiros que estão isentos de impostos receberam em 2013. É isso mesmo. É esse o valor só do ano de 2013 que foi embolsado pelos mais ricos que se não estivessem isentos de impostos, o governo teria arrecadado 54 bilhões de reais. Isso é três vezes mais do que o governo diz economizar com os 18 bilhões de reais atacando o seguro desemprego, as pensões por morte, o auxílio doença, etc. É só fazer as contas de quanto o governo deixou de arrecadar nesses mais de 20 anos!

Isenção e Sonegação
No Congresso Nacional está em pauta novamente a discussão sobre o déficit na Previdência. Mas, nem poder Executivo, nem Legislativo e nem Judiciário discutem a questão, já que os processos por sonegação se arrastam por dezenas de anos. Além da isenção, existe também a sonegação de impostos calculada em 1 trilhão e 300 bilhões de reais, sendo que, mais de 300 bilhões de reais são de dívidas com a Previdência.
Portanto, não é verdade que falta dinheiro para investimentos e programas sociais. Bastaria que o governo cobrasse sonegadores e acabasse com as isenções sobre as grandes fortunas, que transformaram nosso país num dos piores do planeta em desigualdade social.
Enquanto isso, demissões acontecem em vários setores e o governo, que deveria melhorar o seguro desemprego, faz exatamente o contrário: corta verbas da saúde e educação e aumenta impostos.
Mais do que ninguém, os trabalhadores sabem que o cenário que estamos vivendo é de intensa ofensiva aos nossos direitos, tanto no setor privado, quanto no público.
Várias categorias estão em greve por reajuste salarial e resistindo aos ataques e nós, da categoria metalúrgica, vamos decidir nossos próximos passos na assembleia de Domingo.
Participe!
Não criamos crise e não
vamos pagar esta conta! No nosso salário, não! Vamos à luta para garantir os direitos que temos e avançar
nas conquistas!

Jornal da Categoria