Notícias

11º Congresso dos Metalúrgicos

Com ampla participação no Congresso e debates preparatórios, metalúrgicos avançam na organização da luta a partir do local de trabalho

Também foi definida a ampliação dos espaços de organização da militância, bem como a consolidação da Intersindical

Depois de várias plenárias preparatórias realizadas desde março, o 11º Congresso foi realizado nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em Louveira, com quase 500 trabalhadores de mais de 70 fábricas.

Nestes três dias, a categoria pode não só debater temas como conjuntura política, econômica e social, nacional e internacional, como também definir os rumos de nossas lutas no próximo período, diante dos desafios imediatos que se apresentam como, as reformas que retiram direitos da classe trabalhadora (Acordo Coletivo Especial, da CUT; as 101 Propostas de Modernização Trabalhista, da CNI; e a regulamentação da terceirização).

E, além das reivindicações específicas dos trabalhadores nas fábricas, também debatemos questões gerais da classe trabalhadora, como as lutas por saúde, educação, previdência, transporte, públicos e de qualidade para todos, por moradia, em defesa dos povos indígenas, e dos atingidos pelas megaobras do governo federal, como Copa, Olimpíadas e Usinas.

João Zinclar, presente!

No dia da abertura, foi feita uma homenagem ao nosso querido companheiro, o fotógrafo João Zinclair, morto este ano em um acidente de carro, que por meio de sua sensibilidade e suas lentes eternizou nossas lutas, revelando nos detalhes ocultos o sentido de nossas batalhas.

Quem sabe mais, luta melhor!

No sábado, houve o lançamento do livro O Marxismo em resumo. Da crítica do capitalismo à sociedade sem classes, do grupo francês, Robin Goodfellow.

Plenária da Igualdade Racial será no dia 29

Para melhor debater, de acordo com a deliberação do 11º Congresso, no dia 29/09, às 9h30, haverá Plenária sobre o tema Igualdade Racial, na sede Central. Poderão participar somente os delegados ao 11º Congresso.

Jornal da Categoria