Notícias

Mabe: trabalhadores mantêm mobilização contra demissões e pela manutenção dos direitos

Mabe está propondo demissão de 30% dos trabalhadores, parcelamento das dívidas trabalhistas, e redução de direitos. 

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (14), frente à proposta da empresa apresentada ao Sindicato na reunião de ontem (13), os trabalhadores e trabalhadores na Mabe Campinas e Hortolândia reafirmaram a continuidade da mobilização em defesa dos empregos, salários e direitos.

Confira abaixo o que a Mabe pretende propor oficialmente para as plantas de Campinas e de Hortolândia:

– Demissão de 30% a 60% dos trabalhadores nas plantas de Campinas e de Hortolândia;

– Parcelamento das verbas rescisórias;

– Fim do pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados);

– Redução do percentual do Adicional Noturno de 50% (Convenção) para 20% (CLT);

– Alteração do convênio médico (trocar operadora do plano de saúde e reduzir serviços);

– Alteração da concessão do auxílio-alimentação (cesta básica).

A Mabe informou que vai precisar de 60 trabalhadores para a realização do inventário que deverá ser apresentado à justiça, por conta do processo de recuperação judicial, e solicitou aos trabalhadores acampados nas saídas de caminhões das duas plantas, a liberação de carregamento com os produtos que estão no depósito e que já foram comercializados.

Em contrapartida, o Sindicato cobrou da empresa o pagamento do adiantamento de salários (vale) e dos salários a serem pagos em 5 de junho.

Além disso, o Sindicato exigiu a formação de uma comissão de trabalhadores para a companhar tanto a saída dos caminhões quanto na preparação do inventário.

Porém, todos estes pontos apresentados pela empresa e outros que possam eventualmente surgir, só serão formalizados na reunião de quarta-feira (15) e apresentados aos trabalhadores para análise na assembleia de quinta-feira (16).

Agenda de negociação

Nesta tarde, o Sindicato e a empresa estão em reunião com o Ministério Público do trabalho. E, amanhã, quarta-feira, às 9h, haverá nova reunião entre o sindicato e a Mabe, que deverá apresentar uma proposta formal aos trabalhadores.

Na quinta-feira (16), haverá nova assembleia nas fábricas de Campinas e de Hortolândia, onde o Sindicato vai apresentar a proposta formalizada da Mabe aos trabalhadores e trabalhadoras.

Jornal da Categoria