Clipping

Ameaça de greve: paralisações reúnem 10 mil metalúrgicos

Jornal Todo – Dia Americana

AMEAÇA DE GREVE
Paralisações reúnem 10 mil metalúrgicos
RAONI ZAMBI – REGIÃO

Cerca de 10 mil metalúrgicos participaram de paralisações em quatro cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) para reivindicar aumento salarial e protestar contra um acordo considerado prejudicial proposto pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo.

As paralisações começaram na segunda-feira. Ontem, a manifestação contou com a participação de cerca de 1.800 trabalhadores.
Segundo o coordenador da Intersindical Eliezer Marinho da Cunha, a categoria reivindica 12,86% de aumento salarial e que o ACE (Acordo Coletivo Especial) não seja aprovado pelo governo federal. Cunha disse que a medida servirá como manobra para a redução de direitos em tempos de crise.

Ele também explicou que as paralisações em média duram cerca de duas horas. As manifestações ocorreram nas cidades de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Indaiatuba.

ASSEMBLEIA

No domingo haverá uma assembleia e, caso não ocorra avanço nas negociações, o sindicalista não descartou a possibilidade de greve. Para hoje estão previstas ações nas portas de fábricas em Indaiatuba. A categoria votará a possibilidade de uma paralisação.

“Não podemos aceitar a redução de nossos direitos. É uma orquestração para prejudicar a vida do trabalhador. Também estamos atentos à questão salarial”, disse.

O SindiPeças e o SindMaq, sindicatos que representam a categoria patronal do setor metalúrgico, disseram por meio de suas assessorias de imprensa que não irão se manifestar no momento sobre o assunto. Procurado, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo não retornou ao contato da feito pela reportagem.

Link: http://portal.tododia.uol.com.br/?TodoDia=cidades&;Materia=717100&dia=13&mes=09&ano=2012

Jornal da Categoria