Clipping

Metalúrgicos param as atividades em fábricas da região de Campinas

Metalúrgicos param as atividades em fábricas da região de Campinas
Flavio Botelho, terça-feira, 11 set 2012 14:11

Em plena campanha salarial os metalúrgicos encontraram um outro grande problema que é o Acordo Coletivo Especial. O ACE, como vem sendo chamado, está sendo proposto pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista e poderá ser transformado em Lei Federal. O projeto, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, Eliezer Mariano da Cunha, vai contra todos os processos de luta dos trabalhadores. O acordo prevê acabar com benefícios conquistados ao longo dos anos.

Paralelo a campanha nacional contra o Acordo Coletivo Especial, os metalúrgicos estão tentando negociar o reajuste salarial. A data base da categoria é 1º de setembro e até agora, segundo o presindente do sindicato, não houve avanço. A classe patronal oferece apenas a reposição da inflação que é de 5,39 %. Já os metalúrgicos estão pleiteando 12,86%. Na região de Campinas, a campanha salarial dos metalúrgicos começou nesta segunda-feira (10), com a paralisação de duas horas nas montadoras de veículos Honda, Toyota e Mercedes Benz.

Nesta terça-feira(11), a Maxion, Mabe e a CAF, instaladas no complexo industrial de Hortolândia, pararam as atividades por 24 horas. Na TMD de Indaiatuba os metalúrgicos atrasaram a entrada do primeiro turno em duas horas.

Em nota, a indústria Maxion informou que a adesão dos funcionários foi parcial e embora tenha afetado, não prejudicou a produção. Também em nota, a MABE informou que o protesto é extemporâneo pois empresa está com negociação aberta e reunião marcada para o dia 18 de setembro. A CAF não deu nenhum parecer . A mobilização dos metalúrgicos em Campinas e região se estende ao longo da semana.

 

Jornal da Categoria