Notícias

Assembleia aprova estado de greve

A produção está bombando na maioria das empresas. Apesar disso, as propostas patronais mal cobrem a inflação. A saída é intensificar a luta para garantir conquistas!

Em assembleia geral realizada no domingo, dia 2, os trabalhadores aprovaram estado de greve e decidiram intensificar a organização e a luta no chão de fábrica.

Desde a entrega da pauta, no início do mês passado, houve várias reuniões de negociação com os patrões, que insistem na choradeira e em propostas inaceitáveis que mal cobrem as perdas que tivemos com a inflação, que corroeu nosso poder de compra no último ano.

Além de proporem reajuste rebaixado, os patrões também estão se recusando a discutir as cláusulas sociais, que garantem direitos à categoria, como a organização no local de trabalho; a redução da jornada sem redução salarial; a ampliação do direito à creche; e a implantação de política de cargos e salários. Ou seja, os patrões não querem nem discutir melhores condições de segurança e de saúde para os trabalhadores.

Dinheiro tem, mas os patrões só querem acumular
A produção está em alta, e, na maior parte das empresas, os patrões estão investindo em novas máquinas, aumentando o ritmo produtivo e as horas extras, e fazendo novas contratações.

O governo continua ajudando, com a prorrogação da redução e isenção de IPI e com empréstimos a juros baixíssimos, via BNDES.

E essa combinação, de exploração no chão da fábrica e financiamento com dinheiro público, fez de 2011 o melhor ano da história do setor automobilístico. Sem contar que o setor de eletroeletrônicos também faturou R$ 138,1 bilhões, 11% a mais que em 2010.

Portanto, companheiro e companheira, mais uma vez, frente à intransigência dos patrões, só nos resta uma saída: vamos nos unir, organizar e lutar no interior da fábrica Só assim, garantiremos melhores salários e mais direitos para todos.

Confira as propostas patronais, rejeitadas pelo Sindicato na mesa de negociação

Montadoras (Honda, Toyota e Mercedes-Benz): INPC + 1,5% de ganho real
Sindimaq e Sinaees (Samsung, Dell, Foxconn, Mabe, Gevisa, etc): 4,5%
Sicetel (Maxion, CAF, Villares, etc):
4,5% para empresas com até 30 trabalhadores
5%: para empresas com mais de 30 trabalhadores
5% de reajuste nos pisos salariais
Fundição (Fundituba, Fupresa, etc): INPC
Autopeças (Bosch, BorgWarner, Eaton, KS, Valeo, Wabco, etc): nada

 

Domingo, dia 16/09, às 9h30, tem nova Assembleia Geral da Campanha Salarial

Jornal da Categoria