Notícias

Inflação em 12 meses é a maior desde junho de 2005, maior desde então

O perfil da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), está bem diferente em 2011 do verificado em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O custo de serviços e preços de itens administrados levaram o IPCA a acelerar em agosto, atingindo 0,37%. O resultado é mais que o dobro de julho (0,16%). No ano passado, os alimentos foram os principais vilões da inflação.

Na alta de janeiro a agosto, de 4,42%, os preços administrados e monitorados foram responsáveis por 26% da formação da taxa, enquanto os de serviços corresponderam a 34%. Esses aumentos são muito mais difíceis de domar, na avaliação do economista Luiz Roberto Cunha, decano e professor da PUC-Rio.

No acumulado de 12 meses, a inflação pelo IPCA atingiu 7,23%, a maior variação desde junho de 2005, quando ficou em 7,27%. Entretanto, Luiz Roberto Cunha acredita que a inflação acumulada em 12 meses vá convergir para o teto da meta do governo, de 6,5%, até o fim do ano.

“Eu diria que, em 2010, tivemos dois choques de alimentos, no começo e no fim do ano. Este ano, temos os serviços, que já subiam no ano passado, mas estão muito fortes agora, porque tem a recuperação toda da renda, a demanda e o próprio crescimento. Apesar da desaceleração, o crescimento da área de serviços continua forte”, ressaltou Cunha.

A coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, chama a atenção para o fato de não haver muitos itens alimentícios entre os primeiros da lista que têm pressionado o IPCA no ano.

O decano da PUC-Rio lembrou que os preços dos serviços já aumentaram quase 9% no acumulado de 12 meses, mas não está ao alcance do governo uma medida imediata para conter essa alta. “O efeito da política monetária sobre serviços é muito relativo. Você precisaria ter uma redução muito forte da renda e da atividade econômica para começar a afetar de forma mais intensa”, disse Cunha.

Na passagem de julho para agosto, ficaram mais caros os serviços de cabeleireiros (0,97%), bancários (0,17%) e cursos diversos (0,91%).

Apesar de terem desacelerado, os serviços de empregados domésticos continuaram em alta (0,72%) na última leitura. “Os serviços aumentam em função da renda, que segue em alta”, justificou Eulina.

Seis entre os nove grupos que compõem o IPCA tiveram aumento de custos em agosto. Embora os combustíveis tenham dado trégua – a gasolina ficou levemente mais barata e o preço do etanol desacelerou -, os alimentos puxaram a inflação no mês.

Pesaram mais no bolso os principais itens que compõem o prato dos brasileiros, como carnes, arroz, feijão carioca, feijão preto, frango, pescados e pão francês. Houve aumento considerável também no aluguel residencial, eletrodomésticos e roupas. 

Jornal da Categoria