Notícias

Movimento sindical de Campinas lança campanha em defesa do CEREST

Considerando a importância do CEREST para os trabalhadores na defesa da nossa saúde estão sendo realizadas plenárias organizativas para uma campanha de mobilização e resistência contra ataques de governos e patrões


Com isso, queremos manter o funcionamento do CEREST com a garantia de que seus profissionais possam continuar executando suas funções com a ética, comprometimento e determinação de sempre. 


A história de luta do CEREST é parte da história de luta dos trabalhadores


 
O movimento sindical entende que o adoecimento dos trabalhadores, além de reflexos da relação do trabalho, é uma questão de saúde pública e por isso, tem exercido desde 86, pressão nas ações de instituições do município que culminou na criação do Ambulatório de Saúde do Trabalhador na cidade.


De lá para cá, houve inúmeros avanços nesta questão e foram realizados seminários, oficinas, conferências, os primeiros diagnósticos e laudos de doenças profissionais, vistorias e inspeções em locais de trabalho, mudando o próprio foco, que era a Medicina do Trabalho, para a Saúde do Trabalhador.


Este ambulatório ampliado tornou-se o atual CEREST e faz parte hoje da RENAST (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador), e é uma referência nacional e internacional.


Aí entram no cenário, os trabalhos dos cipeiros, as mesas redondas, pautas específicas sobre condição de trabalho e saúde, etc.


A participação sindical foi ampliada e nosso movimento foi muito importante na construção do SUS.


Porém, os governos têm precarizado e até terceirizado estes serviços, através das chamadas Organizações Sociais, virando uma questão comercial.


Por isso, entendemos que é tarefa do movimento Sindical assumir a defesa desse modelo e destes profissionais para que o CEREST continue desempenhando o seu papel em defender a saúde dos trabalhadores e um ambiente de trabalho saudável, lançando uma campanha de defesa da entidade nas regiões de sua abrangência, que vai acontecer no período entre 05 a 17 de setembro.


    

Jornal da Categoria