Notícias

Nova classe média brasileira é constituída por maioria de brancos

A nova classe média brasileira é formada, em sua maioria, por pessoas autodeclaradas brancas, que representam 52% dos componentes do grupo. Os dados foram interpretados pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2009.

Ao todo, 95 milhões de brasileiros fazem parte da chamada classe C.
Ou seja, possuem renda familiar que varia de R$ 1 mil a R$ 4 mil mensais. Juntos, eles representam o extrato social mais volumoso. A pesquisa revela que 63% dessa parcela da população possui mais de 25 anos, sendo que 51% são mulheres.

As Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste concentram os maiores percentuais. Em média, 60% da população dessas localidades possuem o mesmo perfil, sendo que 86% vive em áreas urbanas. Estima-se que 75% das famílias vivem em casa própria.

O Pnad ainda revelou que 99% das crianças e adolescentes de 7 a 14 anos da classe média frequentam escola. Esse percentual é o mesmo da classe alta. Os dados referentes ao mercado de trabalho indicam que seis em cada dez pessoas da classe C estão empregadas.

Jornal da Categoria