Notícias

Fenabrave estima venda de 1,8 milhão de carros no segundo semestre

Após as vendas recordes registradas no primeiro semestre, a Fenabrave – entidade que representa as concessionárias de carros – melhorou suas previsões do desempenho do mercado automobilístico em 2011.


Para as vendas de automóveis e comerciais leves, a expectativa de crescimento passou de 4,2% para 5,9%. No caso do mercado de motocicletas a melhora de expectativa foi ainda mais expressiva, com a previsão de crescimento subindo 6,1% para 12,1%.


Se as estimativas da Fenabrave forem confirmadas, as montadoras venderão 1,88 milhão de carros de passeio e veículos utilitários leves durante o segundo semestre, acima de 1,64 milhão de unidades comercializadas na primeira metade do ano.


As novas projeções se devem ao desempenho superior às expectativas no primeiro semestre, combinado a efeitos positivos sobre a renda da população decorrentes da desaceleração da inflação e reajustes salariais conquistados em dissídios trabalhistas.


A avaliação da Fenabrave é de que as medidas macroprudenciais adotadas pelo governo para restringir o crédito não acarretaram, até agora, impacto significativo ao setor. “Os anúncios não trouxeram abalo muito grande ao nosso setor”, comentou Sérgio Reze, presidente da Fenabrave, durante a apresentação dos resultados do setor do primeiro semestre de 2011.


A entidade também revisou para cima suas previsões às vendas de veículos pesados. No mercado de caminhões, a expectativa é de crescimento de 17,7% neste ano, ante uma estimativa anterior de 15,2%. Já no mercado de ônibus a expectativa de crescimento passou de 10,3% para 11,4%.


 

Jornal da Categoria