Notícias

Lançada a revista “Não sois Máquina” sobre saúde do trabalhador, na Sede Central

Na sexta-feira, dia 17 de junho, foi realizado o lançamento da revista “Não sois Máquina” sobre o ambiente de trabalho, a segurança e a saúde do trabalhador, na sede Central do Sindicato. 



Se o negócio dos patrões é explorar, o nosso é resistir e lutar!


A história da humanidade é a história de suas lutas.


No Brasil, a exploração remonta as grandes navegações, a nossa colonização, a escravidão até a produção manufaturada, que marca o começo da acumulação do capital.


O chicote sumiu, mas os golpes permanecem.


Para garantir seus lucros, o capital continua explorando nossa força de trabalho, que é a única mercadoria que quanto mais se desgasta mais gera valor.


Assim, a introdução da robótica e da microeletrônica criou novas formas de organização do trabalho e um verdadeiro exército de trabalhadores doentes.


Com a pressão por produtividade aliada às péssimas condições de trabalho, o ambiente fabril tronou-se foco de doenças físicas e psicológicas, lesionando, mutilando e matando trabalhadores.


O ambiente de trabalho tornou-se foco de doenças físicas e psicológicas.


As doenças relacionadas ao trabalho, mais que uma epidemia, pela constância das ocorrências converteram-se em situação endêmica.


Para piorar, patrões e governos no mundo todo operam juntos para atacar os direitos dos trabalhadores, da ativa e aposentados.


Por outro lado, mundialmente, avolumam-se a resistência e a organização da classe trabalhadora.


Na nossa região, mais de 5 mil metalúrgicos levantaram-se contra as péssimas condições de trabalho, atrasando a produção, durante o lançamento da campanha Ação Sindical e Saúde do Trabalhador, que envolve os Sindicatos de Campinas, Limeira, Santos e São José dos Campos.


Como parte desta Campanha, o Sindicato editou esta revista que resgata a transformação do modo de produção capitalista na virada do século, reiterando que a única saída para a classe trabalhadora contra a exploração da força de trabalho continua sendo a luta coletiva.


Todos à luta por Nenhum Direito a menos, Avançar nas Conquistas!

Jornal da Categoria