Notícias

Demissões na Honda: nova audiência será em 7 de junho

A audiência entre a Honda e o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região realizada no TRT da 15ª região, em Campinas, na tarde de ontem (26), terminou sem acordo entre as partes envolvidas, já que o Sindicato não aceita nenhuma demissão. As discussões serão retomadas no dia 7 de junho às 15h30.

A Honda apresentou a seguinte proposta: colocar 2.400 trabalhadores, divididos em três grupos de 800, no programa de Qualificação profissional do FAT, com ajuda compensatória e a manutenção dos benefícios.
Quanto aos demitidos, manteria plano de saúde por 90 dias, pagaria indenização correspondente a um salário nominal de cada trabalhador demitido, e contrataria serviços de empresa especializada na recontratação no mercado de trabalho.

O Sindicato, por sua vez, deixou claro que defende a manutenção do emprego e não a concessão de benefícios aos demitidos.
Por isso, manteve a sua proposta: implantação de dois turnos, com intervalo legal, sendo cada turno em jornada de 5 horas e meia, além de rodízio de férias até dezembro/2011, voltando a discutir o quadro a partir de janeiro/2012.

Os trabalhadores que estavam em greve, do dia 12 ao dia 19 de maio, a partir de 23 de maio foram colocados em licença remunerada pela empresa.

Considerando-se a necessidade de continuar buscando entendimento entre as partes, a audiência foi adiada para o próximo dia 7.


 

Jornal da Categoria