Notícias

Foxconn: Sindicato consegue na Justiça suspender todas as demissões. Reintegrações, em 48h

Nesta segunda-feira (20), o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região suspendeu todas as demissões realizadas a partir do dia 9 de dezembro, pela empresa chinesa Foxconn, fabricante de componentes eletrônicos, instalada em Indaiatuba.


A decisão judicial obriga a Foxconn a reintegrar todos os demitidos no prazo máximo de 48 horas, restabelecendo todos os direitos relativos ao contrato de trabalho, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1.000,00 por trabalhador dispensado e não reintegrado dentro do prazo. E mais: os trabalhadores serão notificados sobre a decisão judicial pela própria empresa.


Haverá audiência de conciliação no dia 18 de janeiro de 2010.


Sobre as demissões em massa e a ação judicial


No dia 10/12, a empresa havia demitido cerca de 150 trabalhadores no primeiro turno, mas em resposta ao um documento encaminhado pelo Sindicato, que pedia esclarecimentos sobre a demissão em massa, a empresa afirmou que demitiria 31% do quadro de funcionários. Ou seja, cerca de 360 trabalhadores.


Na sexta-feira, dia 17, o Sindicato entrou com uma ação judicial pedindo uma liminar suspendendo as demissões.  A Justiça acatou o pedido.


Em Indaiatuba, a Foxconn produz e monta aparelhos celulares, emprega cerca de 1200 trabalhadores e opera em dois turnos.


 

Jornal da Categoria