Notícias

Três reintegrações de trabalhadores: na Mabe, na Click e na Cosinox

Mabe


O companheiro Carlos Pereira, demitido em 21 de maio de 2003, havia tido perda auditiva por conta do trabalho na Mabe.


O Sindicato entrou com um processo judicial que tramitou até Brasília, não cabendo mais recurso por parte da empresa.


O companheiro foi beneficiado pela cláusula que garante o emprego ou salário até a aposentadoria aos que sofrem acidentes ou são portadores de doenças causadas pelo trabalho.


A sentença determinou a reintegração do trabalhador em uma função compatível com o seu estado clínico e físico.


Click Automotiva


A companheira Cleonice, demitida em 1º de setembro desse ano da empresa Click Automotiva Industrial, tinha o reconhecimento de doença causada pelo trabalho (Ler/Dort) pelo  INSS,  como beneficio B-91.


Por conta da cláusula da nossa Convenção Coletiva, que garante o emprego ou salário até a aposentadoria, ao trabalhador acidentado ou que adquire doenças do trabalho, sua homologação foi suspensa pelo Sindicato, que passou a negociar o cancelamento da demissão com a empresa.


Após várias reuniões, a Click Automotiva reconheceu a garantia de emprego prevista na Convenção Coletiva e concordou em anular a demissão.


Foi negociado também o parcelamento para a devolução das verbas rescisórias. No dia 26 de outubro, a trabalhadora foi reintegrada em função compatível.


Cosinox Centro de Serviços de Aço


O trabalhador Randal, demitido no dia 10/08, foi reintegrado no dia 28/10.
Vítima de acidente de trabalho e portador de estabilidade até a aposentadoria de acordo com a nossa Convenção Coletiva de Trabalho, o trabalhador procurou o Sindicato, que entrou com ação trabalhista, obtendo uma liminar que lhe garantiu o imediato retorno ao trabalho em função compatível ao seu estado de saúde.


Além de ter sido reintegrado, o trabalhador receberá o pagamento dos salários desde a demissão, o retorno ao plano de saúde, e os demais direitos trabalhistas inerentes ao contrato de trabalho até o julgamento final do processo.


Quem luta, conquista!


Todos os anos, os patrões tentam retirar esse direito da nossa Convenção e, por isso mesmo, nossa luta pela manutenção dos direitos já conquistados é tão importante quanto a nossa luta por novas conquistas. 


Essas reintegrações representam mais uma vitória dos trabalhadores em nossa luta constante contra os ataques aos direitos promovidos pelos patrões.

Jornal da Categoria