Notícias

Com greve, trabalhadores na Tornomatic avançam nas conquistas

Terminou hoje, dia 3, a greve dos trabalhadores na Tornomatic, instalada em Hortolândia. Em assembleia na madrugada do dia 25, os trabalhadores decidiram entrar em greve para cobrar da empresa uma visita ambiental do engenheiro de segurança do trabalho do Sindicato para verificar as condições de segurança e saúde dos trabalhadores no local de trabalho.

Também estava na pauta de reivindicações, a implantação do Plano de Cargos e Salários (PCS), a fim de garantir aos trabalhadores a progressão na empresa, equiparação salarial e estabelecimento de reajustes automáticos e tempo de serviço para atingir o teto salarial, que não fazia parte da política da empresa.


Os trabalhadores reivindicavam também uma participação maior da empresa na concessão do convênio médico, uma vez que apenas 10% dos trabalhadores conseguiram aderir ao plano, que, para a maioria, é muito caro.

Confira as conquistas dos trabalhadores


 – Visita ambiental do engenheiro de saúde e de segurança do trabalho do Sindicato a ser agendada.

 – Implantação do Plano de Cargos e Salários (PCS) até julho de 2011, com mudanças de faixas automáticas, sem avaliação de chefias


 – A empresa se comprometeu a implantar planos de saúde alternativos até janeiro de 2011, e manter o da UNIMED para os trabalhadores que aderiram ao plano e que optarem por permanecer no mesmo.

 – A PLR/2010 foi conquistada pela primeira vez pelos trabalhadores nessa empresa, inclusive para os temporários e já está garantida também a negociação da PLR/2011 no primero trimestre do ano.


 – Os trabalhadores garantiram 45 de estabilidade


A Tornomatic produz peças automotivas, pertence ao Grupo 3, ligado ao Sindipeças, emprega cerca de 170 trabalhadores e opera em três turnos.

Jornal da Categoria