Notícias

Péssimas condições de trabalho põem trabalhadores de minas em risco de morte no mundo todo

Depois do acidente com os 33 mineiros soterrados na Mina San José, no Chile, e o descaso com pelo menos outros 300 trabalhadores da mesma mina que foram demitidos sem receber um centavo de verbas rescisórias, outros acidentes causaram a morte de mais de 100 trabalhadores pelo mundo.

Na China, 37 mortos
Os 37 mineiros ficaram presos debaixo da terra depois de um vazamento de gás no último sábado (16/10), na cidade de Yuzhou, região central do país.
No total, 276 mineiros trabalhavam no local do acidente: 239 deles conseguiram escapar, 21 foram encontrados mortos no mesmo dia, e 16 estavam desaparecidos. Em agosto de 2008, a mesma mina registrou um vazamento de gás que resultou na morte de 23 mineiros por asfixia.
A indústria mineradora da China cobre cerca de 70% do consumo de energia no país e é a mais perigosa do mundo: desde 2009, mais de 2,6 mil mineiros morreram em acidentes. Mais de mil minas exploradas ilegalmente por empresas que não oferecem seguranças aos trabalhadores, a maioria imigrantes, foram fechadas este ano pelo governo.
A Agência Nacional de Segurança no Trabalho chinesa disse que o vazamento de gás na mina de carvão da Pingyu Coal & Electric Co Ltd aconteceu enquanto os mineiros estavam tentando perfurar um reservatório de gás para reduzir a pressão e diminuir o risco de explosões.
A concentração de gás dentro da mina teria chegado a 40%, 40 vezes mais que os níveis aceitáveis.
Segundo a agência oficial Xinhua, um mineiro teria alertado a gerência, mas o aviso foi ignorado.

No Equador, pelo menos três mortos
O resgate de três corpos de mineiros, soterrados a 150 metros de profundidade, na mina de ouro Casa Negra, em Portovelo, deve acabar ainda hoje (20). O quarto mineiro continua desaparecido. Eles ficaram soterrados depois de um desabamento de terra na sexta-feira (15).
Segundo informações da Andes, agência oficial de notícias equatoriana, falta escavar pelo menos mais 6 metros para atingir o abrigo onde estão os mineiros.

Colômbia, explosão matou 6
No dia 6, seis trabalhadores morreram soterrados por um deslizamento após uma explosão por acúmulo de gases, na mina de carvão de San Roque, na Colômbia.
Em junho deste ano, 73 pessoas morreram depois de uma explosão em outra mina de carvão, no noroeste da Colômbia.

Nos EUA, 29 mineiros mortos
Em abril, 25 mineiros morreram após uma explosão na mina de Upper Big Branch, em Montcoal, Virgínia. Cinco dias depois mais 4  corpos foram econtradaos, totalizando 29 mortes.

Na Rússia, explosão matou 30
Em maio de 2010, pelo menos 30 mineiros morreram após explosões de gás metano numa mina de carvão na região de Kemerovo, na Sibéria. No total, 312 mineiros trabalhavam na mina.

Jornal da Categoria