Notícias

A Cipa tem de ser um instrumento que garanta os direitos do trabalhador!

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) é uma garantia legal e também um poderoso instrumento para tratar da prevenção de acidentes, de melhorias nas condições de trabalho, bem como de todos os aspectos que afetam a saúde e a segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

Portanto, é responsabilidade da Cipa investigar situações de riscos, discutir com os trabalhadores os problemas no ambiente de trabalho e também lutar com eles por melhores condições de trabalho e pela prevenção de acidentes na fábrica.

O Sindicato entende que a luta por melhores condições de trabalho deve ser de todos trabalhadores. Todos devem exigir transparência desde o processo eleitoral das Cipas, até o cumprimento dos prazos conforme a nossa Convenção Coletiva e a NR-5.

Além disso, com o acompanhamento do Sindicato, a Cipa não fica isolada: com uma ação abrangente e com mais trabalhadores envolvidos, ela vai além dos limites da empresa, denunciando condições inadequadas e arriscadas ao conjunto dos trabalhadores a órgãos competentes, como Ministério Público do Trabalho, por exemplo.

Portanto, se você tiver dúvidas ou quiser consultar as leis sobre seus direitos procure o Departamento de Saúde do Sindicato na Sede Central ou as Sedes Regionais.

Jornal da Categoria