Notícias

De 1 a 7 de setembro: Plebiscito Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra

No Brasil, desde a chegada dos europeus, em 1500, a concentração de terra é grande e inquestionável: as terras foram arrancadas dos índios e doadas aos especuladores financeiros portugueses, as capitanias hereditárias. E, daquele tempo para cá, esta realidade só tem se agravado. Segundo o IBGE, nos últimos dez anos, a concentração de terras aumentou. As propriedades com mais de 1000 hectares controlam 43% de todas as terras no Brasil. Enquanto as propriedades com menos de 10 hectares detêm apenas 2,7%.

Portanto, para conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira à realidade agrária do país, caracterizada pela alta concentração de terras, desigualdade social e destruição ambiental, o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA) criou a Campanha pelo Limite da Propriedade de Terra.

Debatida com organizações, movimentos sociais, entidades sindicais, pastorais e igrejas, pela Campanha queremos incluir na Constituição Federal o limite às propriedades rurais, levando-se em conta cada região do país.

Para isso, na Semana da Pátria junto com o Grito dos Excluídos, ocorrerá o Plebiscito Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra. As perguntas são seguintes:

1 – Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?

2 – Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?

Para saber mais, consulte o site: www.limitedapropriedadedaterra.org.br

Jornal da Categoria