Notícias

Ataque aos nossos direitos vem de todos os lados: Lula veta fim do Fator Previdenciário

No último dia 15 de junho, o presidente Lula vetou o fim do Fator Previdenciário, que já tinha sido pela Câmara dos deputados e pelo Senado. Ou seja, o governo continua fazendo com que os trabalhadores trabalhem mais e recebam menos quando se aposentam.
Esse é mais um exemplo de que não podemos acreditar que basta votar nessas eleições gerais para que nossos problemas estejam resolvidos. Só com organização e muita luta vamos conseguir manter e ampliar nossos direitos.

Entenda o que é o Fator Previdenciário
Como mais um mecanismo do governo de retirada de direitos dos trabalhadores, o Fator Previdenciário foi criado pela Lei 9.876/99 para controle de gastos da Previdência Social, o qual guarda relação com a idade de aposentadoria ou tempo de contribuição e com a expectativa de sobrevida no momento de aposentadoria.

O Fator Previdenciário foi criado com a finalidade de reduzir o valor dos benefícios previdenciários, no momento de sua concessão, de maneira inversamente proporcional à idade de aposentadoria do segurado.

Quanto menor a idade de aposentadoria, maior o redutor, e, conseqüentemente, menor o valor do benefício. Ou seja, para resolver o problema dos gastos do Estado, o governo simplesmente reduz o benefício dos trabalhadores quando mais precisam.

Depois de passar a vida trabalhando, ainda perdem o que lhes é de direito.  E sem a luta e a mobilização da classe trabalhadora, essa política de retirar de direitos para tapar buracos do governo vai continuar.

É importante deixar claro: a nossa luta e mobilização pela manutenção dos direitos é tão importante quanto nossa mobilização por novas conquistas

Jornal da Categoria