Notícias

Sindicato participa de seminário sobre questão ambiental e a luta dos trabalhadores

A degradação ao meio ambiente é tema central na agenda política atual.


As mudanças ambientais em curso apontam, além da necessidade imediata do debate sobre modelo de sociedade, a reversão de padrões econômicos e sociais adotados até o presente, sob pena do comprometimento das futuras gerações.


A problemática se mostra no esgotamento dos recursos naturais, na ampliação da emissão de gases e lixos tóxicos, na transformação das cidades em evidências da inviabilidade do modelo, pelo aviltamento das condições de vida e de trabalho, resultado da expansão do capitalismo em todos os campos.


Não é um tema novo. A precariedade das condições de vida nas cidades industriais é objeto de reflexão desde o começo do capitalismo inglês no século XVIII e XIX, do mesmo modo as transformações da vida rural e as condições naturais de reprodução do homem são denunciadas em larga escala.


No entanto, a gravidade da situação atual, eleva o debate para outro patamar, considerando os efeitos acumulados em 200 anos de produção de C02, da destruição dos biomas, da contaminação da terra e da água, enfim do comprometimento das condições de produção e reprodução da vida como a concebemos.


A degradação das condições de vida dos trabalhadores e a falta de perspectiva sob o capitalismo exigem que os trabalhadores avancem na compreensão do problema e na elaboração de alternativas.


A discussão sobre os efeitos da produção, do consumo e das condições de vida, na cidade e no campo, tem sido conduzida por especialistas, técnicos, empresários, mídia corporativa, entre outros, que sistematicamente atuam na perspectiva de manutenção deste modelo de consumo, ao mesmo tempo, em que isolam os trabalhadores e os setores populares de um debate que é fundamental para garantir a manutenção da vida.


 
Programação


8h30 às 12h – Degradação ambiental e sociedade de consumo
 
13h30 às 17h – O mundo do trabalho e o meio ambiente. Um debate necessário
 


Data: 22 de maio 
Horário: 8h30 às 17h
Local: Auditório da Câmara Municipal de Campinas
Endereço: Rua Eng. Roberto Mange, 66 – Ponte Preta 
 

Jornal da Categoria