Notícias

Sindicato e CIPA interditam 17 máquinas na Bosch Trevo

No dia 27 de abril, uma companheira da Bosch teve um incidente ou quase acidente potencialmente grave em uma das máquinas e sua mão quase se prendeu numa prensa.


A trabalhadora foi rápida e teve muita sorte, porém essa história poderia não ter acabado assim.


A máquina não seguia os procedimentos adequados, segundo as regras de segurança descritas nas NRs. A CIPA interditou as células que operavam as prensas e no dia seguinte o supervisor da Bosch liberou-as.


Como o Sindicato havia encaminhado uma denúncia à Delegacia Regional do Trabalho de Campinas, foi feita uma fiscalização na fábrica com dirigentes sindicais, além do fiscal do Ministério do Trabalho.


A partir da vistoria, 14 máquinas foram interditadas para serem adequadas às recomendações de segurança.


No dia seguinte houve interdição de mais 3, totalizando 17 máquinas paradas na produção da Bosch.


Como já publicamos em nosso último boletim, segundo Organização Internacional do Trabalho (OIT), em todo o mundo, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos.


Mas nós sabemos que esses números não representam nada para a Bosch.


Assim como nossas conquistas econômicas, nossa segurança no trabalho também é conquistada com muita luta e a organização dos trabalhadores no chão da fábrica é um dos caminhos que devemos seguir para conseguirmos fazer o enfrentamento aos patrões.


 

Jornal da Categoria