Notícias

Manifestação e Ato Público contra os abusos cometidos por peritos do INSS

No dia 27 de abril, o Sindicato juntamente com outras entidades sociais, populares e sindicais participou de Ato Público em defesa da dignidade no atendimento aos trabalhadores e contra os abusos cometidos por alguns peritos do INSS, no Largo do Rosário.


Depois da fala dos representantes das entidades presentes, a manifestação se estendeu em passeata até a agência do INSS à Regente Feijó, no centro de Campinas


Os trabalhadores, levantando faixas e bandeiras de protesto, protocolaram uma carta de reivindicações exigindo mudanças no atendimento aos trabalhadores, que não têm os seus direitos garantidos quando mais precisam.
 
Sofrimento e o descaso


Essas são as únicas garantias que os segurados do INSS têm atualmente.


Ao invés de tratamento digno, os trabalhadores incapacitados para o trabalho ficam como marionetes entre as perícias do INSS e a empresa.


Dentre os vários problemas que os trabalhadores estão vivendo, os mais constantes são:


Alta programada


Com a implantação da chamada Alta Programada a situação piorou. Numa perícia que dura, em média, 10 minutos, o médico perito avalia o segurado hoje e já antevê (como se isto fosse possível) a data em que o trabalhador vai estar em condições de retornar ao trabalho.


Descaracterização das CAT’s


Somada a essa situação, vem junto no pacote de maldades, os maus tratos sofridos pelos trabalhadores durante as perícias e as tentativas de descaracterizar CAT´s com o código B-91, correspondente às doenças adquiridas no trabalho, que as empresas têm praticado.


Para os trabalhadores que já estão afastados com o código B-91, as empresas questionam sua veracidade junto ao INSS, tentando transformá-lo em B-31, que corresponde ao afastamento por doenças comuns.


Além dessas situações, o trabalhador também é prejudicado quando o médico da empresa afasta o trabalhador por doença profissional e preenche a CAT usando o código B-31, que não corresponde ao de doenças adquiridas no trabalho.



 

Jornal da Categoria