Notícias

Campanha Salarial 2009: trabalhadores param a Filtros Mann, em Indaiatuba, nesta sexta-feira

Na manhã desta sexta-feira, dia 02, os trabalhadores da empresa Filtros Mann, de Indaiatuba, decidiram cruzar os braços, paralisando produção para pressionar os patrões do grupo de autopeças a melhorarem a proposta de reajuste salarial.

A paralisação atingiu 100% o primeiro turno e deve mobilizar os cerca de 1.200 trabalhadores da empresa, já que às 13h haverá nova assembleia com o segundo turno e, à noite, com o terceiro.

Os trabalhadores rejeitaram a proposta patronal do Sindipeças, de 5,48% e a empresa decidiu antecipar um reajuste de 6,53% (INPC + 1,5% de aumento real), mas a mobilização continua porque a reivindicação dos trabalhadores é de 14,65%.

Até agora, a mobilização já fez parar ou atrasar as produções das seguintes empresas:
Samsung, Costech e Cellcom, Villares, Eaton, TMD, Valeo Magneti Marelli, Associated Spring e Mahle. Lembrando que na Mahle, a greve de seis dias conquistou um reajuste salarial de 10%.

A intensificação da mobilização nas empresas dos setores de autopeças e de eletroeletrônicos foi definida pelos trabalhadores na assembleia do dia 13 de setembro, na sede central do Sindicato.
Apesar de estes setores terem recebido incentivos do governo federal, através da redução de IPI, os patrões continuam emperrando as negociações da Campanha Salarial.

A Filtros Mann produz filtros e coletores para as principais fabricantes de veículos.

Jornal da Categoria