Notícias

Campanha Salarial/2009: as autopeças Magneti Marelli e Associated Spring estão paradas hoje

Dentro da estratégia de mobilização da Campanha Salarial/2009, estão paralisadas pelos trabalhadores as produções das empresas fabricantes de autopeças Associated Spring, localizada em Campinas, e Magneti Marelli, em Hortolândia.

Na Associated Spring, a paralisação atingiu toda a fábrica: cerca de 300 trabalhadores.

Na Magneti Marelli, todos os trabalhadores do primeiro turno aderiram à paralisação. Às 13h haverá nova assembléia com o segundo turno e, ás 21h50, com o terceiro turno. Portanto, a paralisação deve atingir os 1.400 trabalhadores da empresa.

Reivindicações

As duas empresas fazem parte do setor de autopeças, que tem data base em setembro.
Os trabalhadores reivindicam 14,65% de reajuste salarial, sendo INPC + aumento real, mas a proposta do Sindipeças, o sindicato patronal, é de 5,48%, sendo apenas 1% de aumento real.

Greve de seis dias na Mahle conquistou 10% de reajuste
No dia 23, os trabalhadores da Mahle, de Indaiatuba, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. Além das reivindicações da Campanha Salarial, eles lutavam também por questões internas, como a suspensão do PCS. A empresa havia suspendido os reajustes semestrais automáticos do PCS desde outubro do ano passado, em decorrência da crise.

Depois da greve, a empresa aprovou a proposta de reajuste de 10% da campanha salarial e  vai pagar todos os estepes do PCS de outubro até hoje, em uma única parcela, no dia 30 de outubro. Os trabalhadores conquistaram também a estabilidade de 90 dias após o retorno ao trabalho.



 

Jornal da Categoria