Notícias

Após paralisação, trabalhadores da Valeo aguardam resultado da negociação

Os trabalhadores da Valeo, empresa de autopeças, voltaram a se mobilizar na tarde de sexta-feira, dia  25, devido às demissões de trabalhadores que participaram da paralisação da produção, realizada na sexta-feira passada, dia 18.

A paralisação do dia 18 teve adesão de 100% dos trabalhadores, ou seja, atingiu os 1.200 funcionários da empresa.

Mesmo com a Polícia Militar tentando dificultar com violência a organização dos trabalhadores, foram realizadas assembléias em todos os turnos, na porta da fábrica.

Além das reivindicações da Campanha Salarial, cuja data base é setembro, os trabalhadores reivindicam a readmissão dos demitidos por retaliação. Na tarde de hoje, dia 29, haverá nova reunião de negociação entre o Sindicato e a empresa.

Reivindicações da Campanha Salarial
Reajuste salarial de 14,65% (INPC + aumento real)


Proposta patronal recusada pelos trabalhadores
4,44 (INPC) + 1% (aumento real) = 5,48%


Sobre a Valeo
A Valeo é uma empresa francesa, fornecedora da Luck, Sachs, Eaton, Scania, Fiat, Mercedes, Ford, Peugeot, Renault e Citroen. Tem 1.200 trabalhadores, sendo 950 na produção.


Porque pararam
Todas as paralisações em empresas de autopeças e do setor de eletroeletronicos na fazem parte da estratégia definida na assembléia de domingo, dia 13, quando os trabalhadores recusaram as propostas feitas pelos sindicatos patronais e aprovaram a intensificação das mobilizações, inclusive com paralisações, como forma de pressionar os empresários a melhorarem as propostas.


 

Jornal da Categoria