Notícias

Campanha Salarial/2009: Produção da Samsung e da Villares estão paralisadas nesta terça

Os trabalhadores metalúrgicos de Campinas e Região, em campanha salarial, continuam com as paralisações nas principais indústrias do ramo.
De acordo com a definição da última assembléia, realizada no dia 13 de setembro, hoje estão paralisados o Complexo Samsung, que inclui as empresas Cellcom e Costech, e a Villares, em Sumaré.
Todas essas empresas pertencem ao Grupo 9, que reúne fabricantes de eletroeletrônicos (linhas branca e marrom).

O Complexo Samsung tem cerca de 2.500 trabalhadores no setor de produção e administrativo e a paralisação atingiu 100% dos trabalhadores nesta manhã de terça. Novas assembléias serão realizadas nos próximos turnos: às 14h20 e à meia-noite.

A Villares Metals, de Sumaré, é fabricante de aço, tem cerca de 2.400 trabalhadores entre produção e administrativo. Haverá novas assembléias nos próximos turnos, ou seja, às 13h e às 21h, atingindo mais 800 trabalhadores.

A paralisação na produção destas duas empresas deve durar 24 horas.

Esta semana haverá outra rodada de negociações com os sindicatos patronais dos Grupos 3 (autopeças), 9 e 9.2 (eletroeletrônicos) e Fundição.

Confira a proposta apresenta pelos Grupos 9 e 9.2 e recusada pelos trabalhadores:
Grupo 9 – INPC: 4,57% + 1,10% de aumento real, totalizando 5,72%;
Grupo 9.2 – INPC: 4,57% + 1% de aumento real, totalizando 5,61%.

Trabalhadores das montadoras conquistam 10% de reajuste salarial
Com o Sinfavea (montadoras), as negociações foram encerradas e, como no nosso caso, já fechamos acordo em negociação diretamente com as empresas, na Honda e na Toyota (10% de reajuste), pretendemos agora ter uma posição da direção da Mercedes-Benz no sentido de apresentar uma proposta melhor do que a que foi recusada pelos trabalhadores.

Proposta apresentada pelo Sinfavea e recusada pelos trabalhadores:
6,53% (INPC: 4,44% + 2% de aumento real e um abono de 1.500 reais a ser pago em novembro/09)

Jornal da Categoria