Notícias

Paralisação na Asa termina vitoriosa

A paralisação de dois dias na Asa Alumínio conseguiu arrancar da empresa importantes conquistas para os trabalhadores. Além do fechamento do acordo da PLR 2009, a empresa concordou em efetivar cerca de 20 trabalhadores que tinham contratos temporários e suspendeu as 10 demissões realizadas durante a paralisação. Houve ainda a conquista de 60 dias de estabilidade após o encerramento da mobilização e o abono de 50% dos dias parados.

Na quinta-feira, dia 20 de agosto, os 250 trabalhadores da Asa decidiram paralisar as atividades por causa da PLR, inclusive pelo pagamento de uma parcela de 2008 que estava atrasada; convênio médico e efetivação dos trabalhadores com contratações temporárias.  A paralisação tinha foi interrompida na sexta, já que a empresa tinha aberto um processo de negociação, mas em vez de negociar com o Sindicato e com os trabalhadores e apresentar alguma proposta, a empresa demitiu dez companheiros.
A paralisação foi retomada na segunda-feira, dia 24, dia em que a empresa ouviu o silêncio das máquinas paradas e, finalmente, decidiu negociar com os trabalhadores.


 


 

Jornal da Categoria