Notícias

Greve da Mercedes-Benz termina vitoriosa e com PLR de 4.100 reais

A greve da Mercedes-Benz terminou ontem com vitória importante dos trabalhadores, que conquistaram PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 4.100 reais, independente do resultado das metas.

Com a greve, que durou seis dias, além da conquista da PLR (a última proposta da empresa tinha sido de 3 mil reais), os trabalhadores também quebraram importantes paradigmas da empresa: foi a primeira vez na história da Mercedes-Benz, que a direção da empresa negociou com a fábrica parada, foi a primeira vez que a empresa aceitou pagar os dias parados e também foi a primeira vez que o setor administrativo aderiu em 100% à greve.

A direção da empresa da unidade de Campinas se recusava a apresentar um proposta que atendesse as reivindicações dos trabalhadores, por isso, foi necessária um a reunião entre nosso Sindicato e o presidente nacional da Mercedes-Benz, Jack Schneider, que aconteceu em São Paulo, na noite do dia 21 de julho (terça-feira). O Sindicato apresentou a proposta acordada na reunião aos trabalhadores em assembléia no dia 22, a proposta foi aprovada e a greve foi em encerrada, com retorno ao trabalho no dia 23 de julho.
Além do valor da PLR, os trabalhadores também conquistaram o compromisso de que a empresa, no mês de agosto, se reunirá com o Sindicato para discutir uma pauta com questões específicas.

Também está sendo discutido entre o nosso Sindicato e a empresa a recontratação de trabalhadores demitidos durante a greve, da empresa terceirizada LSI. Apesar dos trabalhadores desta empresa serem representados por outro sindicato, o Sindepress, o Sindicato dos Metalúrgicos assumiram o compromisso de negociar com a Mercedes-Benz a recontratação dos demitidos e o pagamento de PLR a estes companheiros, já que o sindicato que os representa não demonstrou interesse em resolver estas questões.

Jornal da Categoria