Notícias

Debate: O impacto da crise na vida das mulheres. Dia 4 (sábado), às 14h, na Sede Central. Participe!

Neste sábado, a Marcha Mundial de Mulheres realizará o debate O impacto da crise na vida das mulheres, às 14h, na Sede Central do Sindicato.
A atividade também será uma preparação à marcha das mulheres em 2010, que trabalhará com os seguintes eixos: Bem comum; Paz e desmilitarização; Violência contra as mulheres; e Trabalho das mulheres.
Venha para o debate e faça parte dessa luta, que não é e nem deve ser pensada como exclusiva das mulheres, mas uma luta imprescindível à construção de uma sociedade socialista.

Debate
Dia: 04 de julho (Sábado)
Horário: 14h
Local: Sede Central (Rua Dr. Quirino, 560 – Centro – Campinas)
Convidadas: Sônia Coelho (Soninha) e Tica Moreno – Militantes da Marcha Mundial das Mulheres e Sempreviva Organização Feminina

A crise e as mulheres
As crises financeira, econômica, ambiental e alimentar que afetam o planeta e nossas vidas não são fenômenos isolados. Trata-se de uma crise global, gerada por esse modelo de desenvolvimento, baseado na superexploração do trabalho e na especulação financeira. Uma de suas bases de sustentação é a opressão das mulheres, que combina machismo e capitalismo, transformando tudo em mercadoria e colocando preço inclusive em nossos corpos.

É urgente avançarmos na construção de alternativas socialistas a este modelo
Não acreditamos em respostas superficiais para a crise. Somos contra os milhões retirados dos fundos públicos para salvar bancos e grandes empresas. Isso gera mais concentração de riqueza e reproduz o sistema capitalista patriarcal.
Também somos contra qualquer tentativa de retirada dos direitos trabalhistas e de redução de salários, propagandeadas como soluções para a crise econômica.
Queremos investimentos públicos que garantam as vagas de trabalho já existentes, que ampliem a oferta de vagas com carteira assinada e reforcem a rede de direitos sociais. Nós, mulheres feministas, afirmamos: as mulheres não vão pagar por esta crise!


 

Jornal da Categoria