Notícias

Matex é condenada por assédio sexual contra três trabalhadoras

A Justiça condenou a empresa Matex (Max Tenneubaum), de Indaiatuba a indenizar três trabalhadoras que sofreram assédio sexual em 2003, no valor total de 114 mil reais.

As companheiras da Matex desafiaram todo tipo de preconceito e denunciaram na Delegacia da Mulher de Indaiatuba o gerente geral da empresa por assédio sexual. Usando do “poder” do seu cargo, ele vinha há muito tempo assediando as companheiras. Há indícios de que outras trabalhadoras também passaram por isso, mas por medo de represália não denunciaram. O pior é que a direção da empresa não tomou nenhuma atitude para punir o assediador, ao contrário, adotou a política dos “panos quentes”.

Dentro da visão machista da sociedade em que vivemos, o assédio sexual é visto até com normalidade por muitos, o que tem que mudar. Assédio sexual é crime e bárbaro, portanto depende de nós fazer com que a impunidade não prevaleça, e só tem um jeito: seguindo o exemplo de coragem das trabalhadoras da Matex e romper a barreira do silêncio. Não podemos permitir o desrespeito aos direitos dos trabalhadores.

Trabalhador ganha processo de assédio moral contra Servidox

O trabalhador Francisco Alves Moreira sofreu assédio moral na empresa Servidox. O companheiros denunciou o caso ao Sindicato, que através de seu departamento jurídico, entrou com ação na Justiça.
O assédio moral foi reconhecido e a empresa foi condenada a pagar uma indenização ao trabalhador.
  

Jornal da Categoria