Notícias

Desemprego continua: homologações chegam a 7.760

A redução do IPI de alguns setores econômicos, como veículos e produtos de linha branca, proposta pelo governo para aquecer a economia, deveria garantir o emprego nessas cadeias produtivas, mas o crescente número do desemprego prova que a redução de impostos não garante estabilidade nem o nível de emprego, ou seja, só prejudica a classe trabalhadora.

De janeiro a maio de 2009, o número de homologações feitas no Sindicato chegou a 7.760, mas o número de trabalhadoras e trabalhadores metalurgicos demitidos em Campinas e Região pode ser maior. Isto porque o número de homologações corresponde apenas aos trabalhadores demitidos que tinham mais de um ano de registro em carteira na empresa, ou seja, no número de homologações não são computadas as demissões dos trabalhadores terceirizados nem daqueles que trabalhavam com contrato por tempo determinado.
Entre as cidades com maior número de homologações, Campinas lidera a lista com 3.561, o equivalente a 45,89%, seguida por Indaiatuba onde houve 1.989 demissões homologadas no Sindicato (25,63%).

Lutar contra os ataques patronais
Fica claro que com um número reduzido de trabalhadores e com a produção sendo retomada, cada metalúrgico está trabalhando mais por menos. O que na prática confirma que os patrões reduzem salários e demitem trabalhadores apenas para preservar seus lucros.

Por isso, contra as demissões, a retirada de direitos e o corte do governo nos gastos públicos, somente a nossa organização e mobilização poderão impedir que aqueles que continuam nas fábricas sejam forçados a produzir mais para compensar os que foram demitidos.


Jornal da Categoria