Notícias

Governo reduz gastos públicos e MST protesta contra corte de verbas em programa de educação

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deram início nesta segunda-feira a uma série de protestos e ocupações, na chamada Jornada Nacional em Defesa da Educação e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

As manifestações são contra o corte de verbas por parte do governo federal de 62%(ou cerca de R$ 40 milhões) dos recursos do Pronera, programa responsável por assegurar a escolarização para jovens e adultos nas áreas de reforma agrária.

As ações estão acontecendo nos Estados de Ceará, Piauí, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em alguns locais, como São Paulo, Petrolina, Salvador e Chapecó, os manifestantes ocuparam o prédio das respectivas superintendências do Incra. Em Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba e Belo Horizonte, as manifestações ocorrem em frente aos prédios.

O Pronera
De acordo com o MST, desde que foi implantado, em 1998, o Pronera foi responsável pela escolarização de mais de 500 mil trabalhadores rurais assentados. Atualmente, 17.478 jovens e adultos das áreas de reforma agrária estão matriculados em 76 cursos de educação de jovens e adultos, nível médio técnico-profissionalizante e cursos superiores, através do programa.

Onde mais o governo está cortando gastos
A sociedade perde em cheio com a política do governo de ajudar os patrões. A queda na arrecadação por causa da redução de impostos para aumentar o consumo, como a redução do IPI para veículos e produtos de linha branca, por exemplo, faz o governo limitar a movimentação e o empenho de verbas em diversos setores públicos. É uma cascata de prejuízos sobre a classe trabalhadora. Acompanhe:

Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente: 81,37% (-)
Fundo Nacional Antidrogas: 79,44% (-)
Secretaria Especial de Agricultura e Pesca: 71,38% (-)
Secretaria Especial de Políticas para as mulheres: 61,44% (-)
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial: 61,44% (-)

Jornal da Categoria