Notícias

Trabalhadores da Sifco intensificam mobilização contra redução de salários

Os patrões estão aproveitando o momento de crise para intensificar os ataques à classe trabalhadora. Eles fazem isso demitindo, flexibilizando a jornada de trabalho e reduzindo salário, e tentando de todo jeito retirar direitos trabalhistas duramente conquistados pelos trabalhadores ao longo de muitos anos.

Na Sifco, a história é a mesma. A empresa quer empurrar o peso da crise econômica para cima dos seus trabalhadores.

Em Campinas, como nosso Sindicato não aceita nem aceitará redução de salário nem de direitos, a Sifco impôs aos trabalhadores um acordo que os prejudica em troca do emprego. O que, na verdade, significa duplo prejuízo, porque depois de reduzir os salários e os direitos, a empresa vai demitir do mesmo jeito.

O Sindicato tem questionado na Justiça a validade de acordos desse tipo, que desconsidera a representação sindical. Mas os trabalhadores também estão fazendo sua parte. No dia 11 de maio, os companheiros da Sifco paralisaram as atividades para pressionar a empresa a acabar com a redução de salários. No dia 11, completou 90 dias de redução de salários e a empresa insiste em mantê-la por mais cinco meses. Por isso, os trabalhadores cruzaram os braços e a mobilização na fábrica deve continuar para impedir que a empresa continue prejudicando os trabalhadores.

Para o Sindicato, a redução da jornada de trabalho só é aceitável desde que não haja redução salarial e que seja feita por meio de acordo coletivo e não individual, como a empresa está fazendo.
A posição do Sindicato é clara, companheiros: não à redução de salário e de direitos! Agora, só depende dos trabalhadores a disposição de organização e de luta para resistir às investidas do patrão e resolver a situação.

Jornal da Categoria