Notícias

28 de abril – Dia Mundial das Vítimas de Acidente de Trabalho

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho
Esta é uma daquelas datas que não deveria existir. Pois, o ideal seria que o trabalhador não morresse ou não se acidentasse no trabalho. O ideal seria que o ambiente de trabalho fosse seguro e que o ritmo de trabalho respeitasse a saúde do trabalhador, mas infelizmente não é isso que acontece.

A data em memória às vitimas de acidentes de trabalho, 28 de abril, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, espalhando-se por diversos países, por meio de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho.

No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em maio de 2005, pela Lei nº 11.121.

Em todo o mundo, milhões de trabalhadores se acidentam e centenas de milhares morrem no exercício do trabalho a cada ano. No Brasil, os números também são impressionantes. O Anuário Estatístico da Previdência Social no ano de 2004 registrou 465.700 acidentes de trabalho no país. Em 2005 o número chegou a 499.680, em 2006 a 503.890 e, em 2007, (última publicação) o número atingiu 653.090 casos, 27,5% a mais em relação ao ano anterior, registrando 2.708 mortes e 8.504 casos de invalidez permanente. Os dados estatísticos se referem apenas aos trabalhadores(as) do setor privado e que possuem registro na Carteira Profissional. Estão fora das estatísticas da Previdência Social os servidores públicos estatutários e trabalhadores da economia informal.

Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

Na região do nosso Sindicato, são freqüentes os acidentes de trabalho: mutilações, queimaduras por produtos químicos, intoxicação por produtos químicos, explosões etc. E infelizmente, também são comuns os casos de morte em virtude do trabalho.

O Sindicato vem trabalhando, através de seu departamento de Saúde, através das CIPAs para mudar esta realidade, mas é preciso também que os trabalhadores denunciem ao Sindicato situações de risco, ambientes de trabalho inseguros para que possamos estender nossa política de saúde a todos os metalúrgicos.

Jornal da Categoria