Notícias

Produção industrial cresce 6,2% em São Paulo, mas 66,5 mil já perderam o emprego

Pelo terceiro mês consecutivo, o Sinalizador de Produção Industrial, calculado pela Fundação Getúlio Vargas, indicou que a produção física da indústria paulista está crescendo.
A produção industrial do Estado de São Paulo representa 40% do que é fabricado no Brasil e, em março, apresentou crescimento de 6,2% em comparação a fevereiro. Esse crescimento foi registrado na indústria de açúcar e álcool, ou seja, nas usinas que anteciparam a colheita da cana que normalmente é feita em abril, e contratou 26.933 trabalhadores.
Os demais setores que fazem parte da pesquisa da Fiesp, como o metalúrgico, demitiram 19.433 trabalhadores. Os setores de veículos automotores (3.957), máquinas e equipamentos (3.527) e produtos de metal (3.172) foram os que mais demitiram.
Também no primeiro trimestre de 2009, segundo a Fiesp, foram fechados 66,5 mil postos de trabalho. Em cinco meses 236,5 mil trabalhadores perderam o emprego em todo o estado.

Saída para os trabalhadores é resistir e enfrentar os ataques dos patrões e governos
Apesar dos sinais de recuperação divulgados pela Fiesp, a vida do trabalhador que perdeu o emprego ou a dos que continuam nas fábricas foi e continua sendo muito prejudicada pela crise. Além das demissões em massa, centrais sindicais e alguns sindicatos em vez de defender os trabalhadores e seus direitos, fizeram exatamente o contrário, resolvendo o problema dos patrões: aceitaram a flexibilização da jornada e a redução de salários.

Por isso, companheiros, a resistência e o enfrentamento a todos esses ataques daqueles que geraram a crise, os patrões que demitem e retiram direitos, e dos governos, que socorrem empresários e banqueiros sem exigir nada em troca, é fundamental.
No dia 1º de Maio haverá manifestação na Praça da Catedral, onde estaremos mais uma vez, neste dia de luta e não de festa, levantando nossas bandeiras em defesa do emprego, salário e direitos e manifestando que não vamos pagar pela crise que não criamos. Participe!

Jornal da Categoria