Notícias

Debate na Sede Central: O Mercado de Trabalho e a Violência contra a Mulher. Compareça!

Mais uma vez, o Sindicato estará promovendo atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, lembrando a luta das mulheres contra a discriminação, o preconceito, a violência e por melhores condições de trabalho e de vida. 


 


O Coletivo de Gênero do Sindicato está organizando um debate sobre  “O Mercado de Trabalho e a Violência contra a Mulher” na sexta-feira, dia 6 às 19hs na Sede Central. 


 


As palestrantes serão Prof. Dra. Angela Araújo da Universidade Estadual de Campinas e a Prof. Dra. Olívia Rangel, fundadora e membro do Conselho Consultivo Nacional da União Brasileira de Mulheres e Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina de São


Paulo.  


 


Essa palestra será transmitida on-line através do link abaixo:


 


http://150.164.116.121:64042/listen.pls


 


Atenção: para acompanhar a transmissão ao vivo, é necessário ter o Winamp instalado em seu computador.


 


Caso você ainda não tenha o Winamp, clique aqui para baixar.


 


A origem do Dia Internacional da Mulher


 


A luta das mulheres começou a ganhar destaque no final do século 19, principalmente nos Estados Unidos, onde as operárias se mobilizavam por melhores condições de trabalho, inclusive organizando greves e passeatas, além de lutarem pelo direito ao voto, já que na época, somente os homens tinham esse direito.


 


A escolha do dia 8 de março


No início do século 20, na Europa e nos Estados Unidos, tornou-se comum a comemoração do Dia da Mulher, sempre no final de fevereiro ou começo de março. Para que a data fosse oficializada, escolheram o 8 de março.


 


A data ganhou força com a greve das tecelãs e costureiras de Petrogrado, que aconteceu no dia 23 de fevereiro de 1917 (data do calendário russo, que no calendário ocidental correspondia ao 8 de março).


 


Nesse dia, um grande número de mulheres operárias, contrariando a decisão do Partido Socialista, saiu às ruas em manifestação por pão e paz.


 


Essa manifestação foi o estopim da primeira fase da Revolução Russa. 

Jornal da Categoria