Notícias

Sindicato realiza oficina A Criminalização dos Movimentos Sociais, no FSM, em Belém (PA)

O Sindicato realiza nesta quinta-feira (29), no Fórum Social Mundial, em Belém (PA), a Mesa de Diálogo: A Criminalização dos Movimentos Sociais.

O objetivo da Mesa de Diálogo é socializar a discussão de como o capital tem se utilizado dos instrumentos do Estado para tratar das reivindicações dos movimentos sociais (sindical e popular) com violência e repressão. Além de construir uma rede nacional de informações e debates sobre o tema, buscando fortalecer nossa resistência contra mais esta investida do capital.

A luta dos trabalhadores da cidade e do campo não pode ser tratada como caso de polícia.

Confira a programação:
14h
 Abertura
 
14h10 Apresentação do vídeo: Manifesto contra a criminalização da pobreza e a violência policial.
 
14h30  “A criminalização da pobreza e dos Movimentos sociais. A responsabilidade social e política do poder judiciário em face dos conflitos sociais”.
Expositor:  Dr. José Henrique Rodrigues Torres – Juiz da Vara do Júri de Campinas – Diretor do Fórum de Campinas – Membro da Associação dos Juízes para a Democracia e Professor da Faculdade de Direito da PUC – Campinas.


15h A criminalização dos Movimentos Sociais: Um olhar a partir da experiência concreta.
Expositor:  Ruben Siqueira – Agente da Comissão Pastoral da Terra. Assessor dos Movimentos Sociais no Nordeste, em especial no Semi-árido e na Bacia do Rio São Francisco – Mestre em Ciências Sociais.


15h30 A criminalização dos Movimentos Sociais:  A ofensiva do capital e a violência policial – uma experiência dos  trabalhadores  metalúrgicos de Campinas e Região.
Expositor: Jair dos Santos – Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região
 
15h45 Participação do Plenário: (3 minutos)


16h30  Considerações Finais e Encaminhamentos
 
17h Encerramento

Jornal da Categoria