Notícias

Sábado (17), às 9h, em frente à Catedral, tem ato em solidariedade ao povo palestino. Participe!

Israel, com apoio político e militar e financiamento dos Estados Unidos, para defender interesses econômicos e estratégicos, como o petróleo, mais uma vez está promovendo uma verdadeira ação de extermínio ao povo palestino na Faixa de Gaza.

Com bombardeios e invasão por terra iniciados em 27 de dezembro, o massacre promovido por Israel aos palestinos de Gaza já deixou mais 1.000 mortos, dentre eles 250 crianças, e mais de 4 mil feridos.

Embora o território da Faixa de Gaza não pertença a Israel, é ele quem controla suas fronteiras. Os moradores precisam de permissão dos israelenses para entrar ou sair da Faixa. Além disso, o bloqueio tem deixado os palestinos sofrendo sem água, energia elétrica, alimentos e medicamentos.

Palestinos estão sendo massacrados por Israel
Além de ser uma nação estruturada e contar com o apoio do país mais rico do planeta, as forças armadas de Israel estão em quarto lugar entre as mais poderosas do mundo, com caças a jato, como o F-16, e tanques de última geração.

Do outro lado, acusados de terroristas e de fanáticos religiosos, estão milhões de palestinos sobrevivendo em comunidades famintas devido ao bloqueio dos bens essenciais e em luta com morteiros praticamente artesanais.

A desigualdade entre as forças está escancarada nas imagens e nos números do massacre: 1000 palestinos mortos (a maioria civis) contra 13 israelenses (10 soldados e 3 civis).


Atos em defesa do povo palestino ocorrem no mundo todo
Pressionada pelos Estados Unidos, até agora a ONU (Organização das Nações Unidas) não condenou oficialmente o massacre ao povo palestino. Mas no mundo todo, milhares de pessoas já foram às ruas para protestar contra Israel e defender a causa palestina.

No Brasil, estão sendo ocorrendo atos nas capitais.
Em São Paulo, no domingo (11/01) a Marcha contra o Massacre de Israel reuniu cerca de 5 mil manifestantes, embora a mídia tenha divulgado apenas 300. No Rio de janeiro, o ato ocorreu no dia 8.

Em Campinas, o primeiro ato Em Defesa do Povo Palestino – Pelo Fim da Agressão Genocida de Israel em Gaza, foi realizado no dia 9, em frente à Catedral. Neste sábado, será o segundo e durante o mês de janeiro ocorrerão outras manifestações.

Além de ter participado deste primeiro ato, o Sindicato e a Intersindical fazem parte do Comitê em Solidariedade ao Povo Palestino, que entre outras ações, luta para que o governo Lula tome medidas políticas concretas, como a ruptura das relações diplomáticas e comerciais com o Estado de Israel.

O que é a Faixa de Gaza
A Faixa de Gaza é uma pequena parcela do território Palestino, com extensão de aproximadamente 46 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura, localizada entre Israel, Egito e o mar Mediterrâneo, Nessa pequena faixa vivem 1,5 milhão de pessoas em situação economicamente degradante e condição subumana. 

Jornal da Categoria