Notícias

Setor metalúrgico é o mais afetado pela crise econômica mundial

Com a crise econômica e a conseqüente queda nos investimentos das empresas, o setor metalúrgico foi o mais atingido.
Segundo a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), a indústria paulista demitiu mais de 34 mil trabalhadores em novembro.
Ainda de acordo com o levantamento, as empresas ligadas ao setor automotivo, como a de autopeças, estão entre as que mais demitiram.

O impacto da crise na nossa região
O Sindicato deve realizar somente neste mês de dezembro cerca de 1.050 homologações. Um número quase 100% maior que o registrado no ano passado, quando foram feitas 570 homologações.
Mas cabe lembrar que o número de demissões na nossa base é bem maior que o de homologações, visto que passam pelo Sindicato para homologar apenas os trabalhadores com mais de 12 meses de registro em carteira na empresa. Sobre os demais, que são muitos por causa da alta rotatividade, não há registros.

Em 2009, teremos muitas lutas pela frente!
Temos de nos conscientizar de que o aumento do consumo e a flexibilização de direitos trabalhistas duramente conquistados pelos trabalhadores ao longo de muitos anos de luta não é a solução para crise e não garantirá nossos empregos como governo e patrões querem que os trabalhadores acreditem.
Enfrentar os ataques que os patrões e o governo farão contra nós, para superar essa crise de super-produção, é tarefa de toda a classe trabalhadora.
Portanto, fique ligado às atividades do Sindicato, participe das assembléias, das plenárias e das manifestações em defesa dos direitos dos trabalhadores. Em 2009, muita luta para todos!

Jornal da Categoria