Notícias

Trabalhadores da Dell continuam em greve

Os trabalhadores da Dell estão em greve desde o dia 9 de setembro. Além da mobilização da Campanha Salarial, os trabalhadores estão paralisados para pressionar a empresa a resolver os problemas internos.


No dia 15, os trabalhadores  fizeram um ato na Prefeitura de Hortolândia e entregaram carta aberta à população, depois fizeram passeata até o centro e finalmente chegaram à Câmara Municipal e protocolaram a carta com o presidente da Câmara, denunciando as más condições de trabalho.


Uma pauta foi entregue à empresa, mas ela se recusa a discutir com o Sindicato, impondo que só aceita negociar se os trabalhadores voltarem ao trabalho.


A empresa se negou inclusive a comparecer a uma mesa redonda no Ministério Público do Trabalho.  Ou seja, continua ignorando as reivindicações dos trabalhadores.


Faça o que eu digo, não faça o que eu faço


A Dell, investe muito na imagem de defensora de causas humanitárias e do meio-ambiente, mas os companheiros da unidade de Hortolândia, conhecem bem a diferença entre o que a Dell diz e o que a Dell faz.


Um trabalhador chega a produzir mais de 14 computadores por hora, das 8h às 19h30, de pé e, em épocas de fechamento do trimestre, até à meia-noite, parando apenas 30 minutos para tomar lanche.


Os trabalhadores não têm jornada fixa de trabalho – precisam ligar na empresa para saber quando e por quanto tempo irão trabalhar, ficam a mercê das necessidades da empresa.


E as horas trabalhadas a mais não são computadas como extras, elas vão para o Banco de Horas.


No caso de não haver demanda da empresa, o trabalhador fica em casa, esperando um chamado.


O Sindicato já denunciou esse problema ao Ministério Público do Trabalho.


Grande parte dos trabalhadores é contratada por três meses, sendo demitidos após esse período.


Com isso, além de não gerar empregos, a Dell ainda descumpre a lei 6.019, que determina que, se houver demanda persistente, os contratados devem ser efetivados após 90 dias.


E os temporários e terceirizados ainda são discriminados: não podem participar das reuniões com os efetivos e o ônibus da empresa só os leva até o centro.


Além disso, em 2007, a Dell recebeu incentivos fiscais de 1,3 milhão, 20 anos de isenção do IPTU e 10 anos de isenção do ISS, além do auxílio para desembaraçar a burocracia e infra-estrutura, em troca a empresa se comprometeu a criar 2,7 mil empregos.


Agora, buscando competitividade e lucros no mercado, emprega apenas 650 trabalhadores e anunciou vai terceirizar a produção e vender as unidades para fabricantes asiáticos.


Reivindicações dos trabalhadores da Dell


Fim da imposição do Banco de Horas
Imediata efetivação dos trabalhadores temporários (chamados pela empresa de RHI)
Pagamento de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) igual para todos os trabalhadores da empresa
Implantação imediata do Plano de Cargos e Salários da empresa, onde ela se compromete a reajustar os salários a cada seis meses, mas que não vem sendo aplicado.
Fim da prática de assédio moral por parte dos gerentes
Estabilidade no emprego
 

Jornal da Categoria