Notícias

Trabalhadores da Benteler e da Valeo paralisam produção nesta terça (26/08)

Na manhã desta terça-feira (26), os trabalhadores do primeiro turno das indústrias de autopeças Benteler e da Valeo decidiram permanecer paralisados neste dia em protesto contra a proposta apresentada pelo Sindipeças nas mesas de negociações. Às 10h, teve início mais uma reunião de negociação entre o Sindicato dos Metalúrgicos e o Sindipeças, em Campinas. À tarde e à noite, haverá assembléias nas portas fábricas com os trabalhadores dos segundos e dos terceiros turnos.

Os trabalhadores metalúrgicos de Campinas, Limeira, Santos e São José dos Campos e respectivas regiões, que estão em campanha salarial unificada, reivindicam 18,83% de reajuste salarial (8,45% do INPC sobre 9,57% relativos à média do crescimento da produção da indústria metalúrgica no período de agosto de 2007 a julho de 2008).

O sindicato patronal propôs apenas reajuste salarial que reponha as perdas inflacionárias do mesmo período medidas pelo INPC. E, mesmo com as indústrias automobilísticas batendo recordes de crescimento da produção, vendas e exportações, os patrões não querem pagar nem um centavo de aumento real aos trabalhadores.

O estado de greve foi aprovado em assembléia realizada na sede central do Sindicato, no último domingo e, além dos trabalhadores de Campinas e região, os metalúrgicos de Limeira, São José dos Campos e Santos também estão mobilizados e paralisando a produção em fábricas de suas regiões.

Jornal da Categoria